Sistema de Gestão de Certificados Eletrônicos

O Sistema de Gestão de Certificados Eletrônicos (SGCE) foi desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação (NTIC) da Universidade do Pampa UNIPAMPA) e alterado para uso da UTFPR em 2016. Esse sistema permite a emissão e gerenciamento de certificados eletrônicos através da atuação dos três perfis: administrador global, administrador local e organizador (ou proponente) do evento. Para uma visão geral do funcionamento do sistemas, veja o vídeo em Vídeo Introdução.

Como funciona o processo de emissão de certificados digitais

Perfis de uso no Sistema de Gestão de Eletrônica de Certificados

  • Administrador Global: Para a área de extensão, este perfil ficou sob a responsabilidade da DIREXT, que define os modelos de certificados e declarações padronizados para a UTFPR e libera os acessos aos administradores locais. Para maiores informações, veja o Perfil Administrador Global em vídeo , ou tutorial.
  • Administrador Local: Para a área de extensão, este perfil ficou sob a responsabilidade do DEPEX de cada Câmpus, que irá registrar o evento aprovado e liberar o acesso para o organizador. Para maiores informações, veja o Perfil Administrador Local em vídeo , ou tutorial.
  • Organizador do Evento: Pode ser qualquer servidor da UTFPR, responsável pela organização de eventos, autorizado pelo DEPEX. Para maiores informações, veja o Perfil Organizador em vídeo, ou tutorial.

Extensão Universitária

  • Administrador Global: Para a área de extensão, este perfil ficou sob a responsabilidade da DIREXT, que define os modelos de certificados e declarações padronizados para a UTFPR e libera os acessos aos administradores locais.
  • Administrador Local: Para a área de extensão, este perfil ficou sob a responsabilidade do DEPEX de cada Câmpus, que irá registrar o evento aprovado e liberar o acesso para o organizador.
  • Organizador do Evento: Pode ser qualquer servidor da UTFPR, responsável pela organização de eventos, autorizado pelo DEPEX.

Capacitação de Servidores

  • Administrador Global: Para a área de desenvolvimento de pessoas, este perfil ficou sob a responsabilidade da SEDEP (Secretaria de Desenvolvimento de Pessoas), que define os modelos de certificados e declarações padronizados para a UTFPR e libera os acessos aos administradores locais.
  • Administrador Local: Para a área de desenvolvimento de pessoas, este perfil ficou sob a responsabilidade da COGERH (Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos) ou DIDEP (Divisão de Desenvolvimento de Pessoas) conforme a realidade de cada Câmpus, que irá registrar o evento aprovado e realizar a atividade de organizador do evento de Capacitação.
  • Organizador do Evento: Realizado pela COGERH (Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos) ou DIDEP de cada câmpus. Eventos de capacitação realizados pela Reitoria serão de responsabilidade da SEDEP.

Informações sobre o Sistema de Gestão de Certificados Eletrônicos (SGCE)

Compreende o gerenciamento dos certificados e declarações da UTFPR emitidos pelo Sistema de Gestão de Certificados Eletrônicos (SGCE). As áreas que estão utilizando o sistema são Extensão Universitária e Capacitação de Pessoas.

  • Como validar um certificado emitido pelo sistema: Devem ser validados de forma on line, através do link Validar Certificado.
  • Como utilizar o sistema: Acessar através do link Acesso SGCE. O login e senha é o mesmo do email institucional. Para ter acesso ao sistema, solicitar a ativação do login através do email dirext@utfpr.edu.br se for Extensão Universitária, ou sedep@utfpr.edu.br.
  • Como ativar usuário no SCGE: Utilizando o perfil de administrador local ou global, é necessário criar um usuário dentro do SGCE com o login exatamente igual ao login de email institucional do servidor e deixar sem senha (não usar @utfpr.edu.br). Quando o usuário acessar o SGCE, este irá detectar o login e basta utilizar a mesma senha de email institucional.

Navegação
Ferramentas Pessoais