Sistema de Pós-graduação (Stricto)

Nestes tópicos estão descritos os procedimentos atuais de uso do sistema acadêmico - Pós-Graduação (Stricto). O conteúdo está sendo atualizado.

Os módulos principais do sistema acadêmico - Stricto com seus respectivos processos descritos são:

  • Abertura de programa: quando o programa de Pós-Graduação (mestrado ou doutorado) é oferecido pela primeira vez, envolve a criação do programa e a configuração da abertura do curso, permitindo a geração do link para a inscrição dos candidatos que deve ser colocada na página Web do referido programa de pós-graduação. O processo detalhado está descrito em Abertura de programa.
  • Oferta de curso para cada período letivo: refere-se aos procedimentos que devem ocorrer no início de cada período letivo, envolvendo as atividades do coordenador e da SEGEA (Secretaria de Gestão Acadêmica) para configuração da oferta de curso e definição de disciplinas ofertadas com seus respectivos professores, horários e salas para o referido período letivo. Somente após a finalização deste processo é que o aluno poderá fazer o requerimento de matrícula nas disciplinas ofertadas. O processo detalhado está descrito em Oferta de curso periódica.
  • Matrícula em disciplinas: após a conclusão dos procedimentos de oferta de curso periódica e de acordo com o período letivo cadastrado pelo coordenador, permite ao aluno fazer o requerimento de matrícula em disciplinas. O orientador libera incluindo ou excluindo disciplinas para o aluno e o coordenador encerra o processo de matrícula, efetivando as matrículas dos alunos, o que permite ao professor visualizar o diário de classe com seus respectivos alunos matriculados na disciplina. O processo detalhado está descrito em Matrícula em disciplinas.
  • Lançamento de conceito e frequência pelo professor (diário de classe): o professor faz os lançamentos de frequência diariamente e quando encerrar a disciplina faz o lançamento dos conceitos de acordo com o tipo de avaliação exigido pela disciplina. Ao finalizar a disciplina, o professor imprime o diário de classe e entrega ao coordenador para assinatura e encaminhamento ao DERAC (Departamento de Registros Acadêmicos) para arquivar o diário físico. Após a finalização, caso o professor necessite corrigir conceito ou frequência/conteúdo, se o coordenador não enviou a disciplina para o histórico, o coordenador pode reabrir a disciplina par ao professor corrigir. Caso já tenha sido enviado o diário para o histórico, somente o DERAC pode atualizar através do processo de manutenção do histórico. O processo detalhado está descrito em Fechamento de disciplina.
  • Fechamento de disciplina: O coordenador verifica as disciplinas finalizadas pelo professor e faz o fechamento da disciplina, enviando os dados para o histórico do aluno. Somente após o fechamento é que o aluno consegue consultar o histórico no Portal do Aluno. Caso seja necessária alguma alteração de nota após o fechamento da disciplina, deve ser enviado para DERAC realizar a operação de manutenção do histórico, com a rubrica do professor no diário de classe impresso. O processo detalhado está descrito em Fechamento de disciplina.
  • Procedimentos pertinentes aos programas de Pós-graduação: envolvem atividades como validação de crédito, registro de atividades complementares, lançamento de resultados de proficiência/suficiência, registro de bolsa para o aluno, mudança de especial para regular, registro de entrega de versão final, lançamento de defesa/qualificação, relatórios e outros.
  • Procedimentos pertinentes aos registros acadêmicos (DERAC): envolvem atividades que requerem a chancela oficial da UTFPR, tanto recebendo requerimentos dos alunos e arquivando documentos, como emitindo declarações oficiais para o aluno interna ou externamente. Os procedimentos que requerem registro oficial da solicitação do aluno também são de responsabilidade do DERAC como mudança de mestrado para doutorado, cancelamento de disciplina, desistência/desligamento, trancamento, reativação do aluno e outros. O processo detalhado está descrito em Procedimentos pertinentes aos registros acadêmicos (DERAC).
  • Aluno Regular em outro curso da UTFPR: permite que outros alunos da UTFPR (graduação ou pós-graduação) possam cursar disciplinas nos programas de Pós-graduação Stricto da instituição, desde que devidamente autorizado pelo coordenador do programa. O processo detalhado está descrito em Aluno Regular em outro curso da UTFPR.
  • Aluno externo de outra instituição ou Egresso: permite que alunos de cursos de pós-graduação de outras instituições possam cursar disciplinas nos programas de Pós-graduação Stricto da instituição, desde que devidamente autorizado pelo coordenador do programa. O processo detalhado está descrito em Aluno externo de outra instituição ou Egresso.
  • Ciclo do aluno no programa: o candidato se inscreve em um programa é selecionado e matriculado no respectivo curso (mestrado ou doutorado). No mestrado o aluno pode ser matriculado na categoria especial enquanto no doutorado, somente é somente regular. Uma vez matriculado o aluno passar para a situação regular, onde pode fazer a matrícula em disciplinas de acordo com as ofertas do curso em cada período letivo. Finalizado todos os créditos e cumpridos todos os requisitos definidos na abertura do curso quando o aluno entrou (proficiência/suficiência, qualificação, atividade complementar, etc.) o orientador pode marcar a defesa do aluno. Após defender, é lançado o resultado da defesa, onde o aluno muda de regular para a situação aguardando versão final, se aprovado. Somente depois do registro de entrega da versão final é considerado formado. O aluno pode mudar do mestrado para doutorado, caso permitido pelo regulamento do programa. Neste caso, a situação do aluno no curso de mestrado será “mudou de curso” e será matriculado como regular no doutorado.
  • Modalidade de trabalhos de conclusão: (a ser implementado) corresponde ao gerenciamento de disciplinas como Tese, Dissertação, Projeto de Tese ou Projeto de Dissertação, que possuem tratamento diferenciado das demais disciplinas, pois permite que o aluno permaneça matriculado na mesma disciplina por mais de um período letivo. É importante informar que o aluno deve refazer a sua matrícula a cada período letivo, para garantir seu vínculo com o programa de mestrado, principalmente se esta for a única disciplina em curso no momento. Cabe ao coordenador ofertar, ou manter sempre aberta a oferta desta modalidade de disciplina.




Navegação
Ferramentas Pessoais