Sistema Acadêmico - Stricto Sensu

A UTFPR oferece, além dos cursos técnicos de ensino médio e de graduação, programas de pós-graduação Lato e Stricto Sensu. Os programas de pós-graduação Stricto Sensu são aqueles que titulam o estudante como mestre ou doutor ao término do curso.

Usuários do Sistema Acadêmico - Stricto Sensu

O Sistema Acadêmico - Stricto Sensu reúne as funcionalidades destinadas à PROPPG, aos Coordenadores e às Secretarias de Programa, aos Professores Orientadores e ao DERAC. A visibilidade dos módulos do sistema é determinada pelas permissões de acesso de cada usuário. A listagem completa de tarefas desempenhadas por cada categoria de usuário pode ser encontrada em suas páginas:

  • PROPPG: responsável pela inclusão de um novo Programa Stricto Sensu. A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação atua cadastrando as informações básicas dos Programas e em seguida fornecendo acesso aos Coordenadores. Também tem papel decisivo na troca de Coordenadores.
  • Coordenador: atua em diversas etapas e tarefas, como a configuração do Programa — Disciplinas, Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa —, a criação/configuração de ofertas periódicas do curso, a seleção de candidatos para matrícula no Programa e o ajuste das disciplinas-turmas ofertadas.
  • Secretaria: participa de tarefas tais como a seleção e matrícula de candidatos a aluno do Programa e o lançamento dos resultados dos exames de proficiência.
  • Professor Orientador: atua durante a matrícula de alunos no ajuste das disciplinas-turmas (revisando e homologando as requisições) e na marcação de bancas de defesa.
  • Aluno: enquanto candidato, inscreve-se no processo seletivo do Programa ou requere entrada como aluno externo; uma vez já matriculado, participa do processo de requerimento de disciplinas-turmas.
  • DERAC: emite declarações e documentos oficiais, faz manutenção nos registros dos alunos e participa da matrícula dos mesmos.
  • SEGEA: realiza a abertura de disciplinas-turmas mediante solicitação do Coordenador.

Processos contemplados pelo Sistema Acadêmico - Stricto Sensu

O Sistema Acadêmico - Stricto Sensu informatiza tarefas administrativas e processos de diversos usuários em torno da Stricto Sensu.

A listagem completa de processos e grupos de tarefas é:

  • Criação de Programa: o processo envolve o cadastro das informações básicas do mesmo, a definição dos Coordenadores e a configuração das áreas de concentração, linhas de pesquisa e disciplinas.
  • Oferta de Programa: o processo engloba a oferta do Programa e o cadastramento das Atividades Complementares para ela; ainda, inclui a liberação do formulário de inscrição para os candidatos.
  • Matrícula em disciplina: o processo envolve o requerimento de disciplinas-turmas, o ajuste/homologação dos requerimentos e a matrícula efetiva de alunos, nas disciplinas-turmas ofertadas, bem como a criação dos diários de classe.
  • Encerramento de curso do aluno: o processo engloba a marcação das bancas de qualificação e defesa, assim como o lançamento dos resultados delas e dos exames de proficiência. Eventuais pendências com a biblioteca também são verificadas dentro deste processo.
  • Manutenção dos registros acadêmicos: este grupo inclui as tarefas que devem ser executadas apenas pelo DERAC, como emissão de declarações e alterações na situação ou no histórico do aluno.
  • Relatórios e consultas: este grupo envolve a compilação de dados em relatórios e consultas, como, por exemplo, a relação de alunos Stricto Sensu e a consulta de orientandos de um Professor.
  • Tarefas da Pró-Reitoria: o grupo engloba as tarefas que apenas a PROPPG pode executar, como, por exemplo, a troca de Coordenadores e mudanças específicas.
  • Tarefas do Coordenador: o grupo inclui as tarefas que apenas o Coordenador executa, como o cadastro de professores externos e o lançamento de atividade complementar para um aluno.
  • Tarefas da Secretaria: este grupo envolve as tarefas executadas pela Secretaria do Programa, como, por exemplo, manutenções no cadastro dos alunos e de suas bolsas.

Conteúdo anterior

Os conteúdos anteriores da página da Pós-Graduação na Wiki estão temporariamente disponíveis no antigo índice.


Navegação
Ferramentas Pessoais