Cadastro de Pessoas e Servidores

Objetivo


Cadastrar dados pessoais de servidores técnicos-administrativos, professores, terceiros ou visitantes, criando se for o caso automáticamente um usuário (login) de acesso aos sistemas corporativos.

Para cadastrar servidores técnico-administrativos, professores, terceiros ou visitantes os seguintes passos devem ser seguidos:

  1. Pesquisar nome da pessoa. Pressionar o botão Selecionar Pessoa para conferir e atualizar os dados, se for necessário trocar algum dado ou categoria da pessoa (Passar de técnico para terceiro, etc…). Caso a pessoa não seja encontrada, pressionar o botão Inserir Nova Pessoa;
  2. Preencher os dados solicitados, escolhendo primeiramente o tipo da pessoa, dentre as opções, posteriormente preenchendo os dados solicitados.
  3. Dependendo do tipo de vínculo escolhido será dada a opção de escolha do login ou não. Quando o cadastro for para servidor (TA ou Docente) ao preencher a matrícula SIAPE o sistema habilitará apenas as opções de funcionário para Servidor, estando as demais categorias desabilitadas. O mesmo vale para o inverso (sem matrícula SIAPE, são habilidadas apenas as opções para não servidor).Quando a opção de escolha do login não for apresentada, significa que o tipo de registro (visitante, professor de especialização ou terceirizado sem login) não necessitará de acesso aos sistemas portanto não há a necessidade de cadastro.
  4. O Sistema irá automaticamente mostrar seis opções de login baseadas em combinações do nome da pessoa sendo que caso todas as opções estejam indisponíveis será dada a opção de digitação do usuário (login).
  5. O e-mail institucional será composto também pelo mesmo nome de usuário acrescido do sufixo @utfpr.edu.br Ex. joaosampaio@utfpr.edu.br
  6. Ao salvar os dados, os mesmos serão inseridos no sistema e uma tela contendo o comprovante de cadastro de login e senha e instruções iniciais para acesso aos sistemas será apresentada na tela devendo este ser impresso e entregue a pessoa que foi cadastrada para que esta tenha ciencia de sua senha e das instruções ali contidas.

Pesquisar


Inicialmente, é necessário pesquisar para verificar se o nome desejado já existe. Um servidor pode ter sido aluno, já possui código na instituição, e deve ser reutilizado. Um aluno pode ter mais de um registro caso tenha iniciado o mesmo curso mais de uma vez.
Caso sejam encontrados mais de um registro para a mesma pessoa, deve-se escolher o MENOR código para associar o usuário. Um documento importante é a atualização do CPF nos registros que certamente pertencem à mesma pessoa.
Caso não seja encontrado o nome procurado, é necessário inserir nova pessoa.

Categoria de Funcionário


As categorias de funcionário podem ser:

  • Servidor - Técnico Administrativo: para servidores novos aprovados em concurso público para cargos administrativos. Automaticamente já é criado o e-mail institucional e o login para acesso aos sistemas corporativos.
  • Servidor - Professor: para servidores novos aprovados em concurso público ou exame seletivo para o cargo de professor efetivo, substituto ou professor visitante( Professor de outra instiuição com matrícula SIAPE que venha desenvolver atividades remuneradas na instituição). Automaticamente já é criado o e-mail institucional e o login para acesso aos sistemas corporativos.
  • Terceiro Com Login: funcionários que exercem atividades na instituição e precisam ter acesso aos sistemas corporativos (login + e-mail institucional + crachá), como por exemplo, os funcionários da Fundação.
  • Terceiro Sem Login: pessoas que prestam algum tipo de serviço para a instituição e não possuem acesso aos sistemas corporativos, nem e-mail institucional, mas, por exemplo, recebem diária.
  • Professor Especialização (externo): Professores externos que ministrem aulas nos cursos de especialização e precisem ser associados à turma pela área acadêmica. Os professores externos não terão acesso aos sistemas corporativos, crachá nem e-mail institucional. As notas serão lançadas pela secretaria do departamento que oferta o curso.
  • Pesquisador/Professor(externo): PVNS (Professor Visitante Nacional Sênior), pós-doutorando, PVE(Professor Visitante do Exterior), docente de outras instituições que atuam como permanente/colaborador na UTFPR. Podem Ministrar aulas na pós-graduação, terão direito a crachá, e-mail e login de sistemas como professores. O vínculo é de 02(dois) anos e sua prorrogação e/ou cancelamento será definido pelo setor responsável por sua contratação. Nesta categoria também devem ser incluídos os Professores do Projeto GTA (http://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/Edital_040_Assistente-lingua-alema_GTA.pdf) que irão atuar no Clube de Línguas Estrangeiras (DALEM/CALEM).
  • Pesquisador/Bolsista(externo): Específico para bolsista DTI (Desenvolvimento Tecnológico Industrial), ITI (Iniciação Tecnológica Industrial) e bolsa de Apoio Técnico. Terão direito a crachá e acesso a rede wireless web. O vínculo é de 02(dois) anos e sua prorrogação e/ou cancelamento será definido pelo setor responsável por sua contratação.
  • Visitante: convidados, visitantes de outras instituições ou participantes de convênios específicos, que podem ou não ter crachá, mas não possuem e-mail nem login para acesso aos sistemas corporativos, podem receber diárias, ministrar palestras, participar de banca, e participar como aluno de uma ou mais disciplinas nos programas de pesquisa e pós-graduação, etc.


O link abaixo contém a tabela com as permissões para cada categoria de usuário.

matriz_de_acessos_por_categoria.pdf

Inserir Pessoa

Os dados cadastrais obrigatórios que devem ser preenchidos ao inserir nova pessoa são: (quando não há cadastro algum)

  • Nome
  • CPF para brasileiros ou Passaporte/local do passaporte para Estrangeiros
  • Nome da Mãe
  • Data de Nascimento
  • Sexo
  • Matrícula SIAPE (quando servidor)


Os servidores novos terão seus dados importados da arquivo FITA ESPELHO do SIAPE, realizado no final de cada mês. Portanto, serão atualizados neste processo de importação. O CPF ou Passaporte são os documentos identificadores para relacionar os dados dos servidores, portanto, são obrigatórios de acordo com as regras descritas acima.

Inserir Nova Entrada

Se o servidor JÁ ESTIVER CADASTRADO, independentemente do vínculo, deverá ser adicionada uma NOVA ENTRADA, clicando no botão 'Nova Entrada' localizado logo abaixo dos dados exibidos, e deverá ser incluído qual é o novo vínculo do servidor.

NÃO deverá ser criado um novo cadastro. O objetivo é a criação de apenas um cadastro por servidor e esse cadastro poderá ter diversos vínculos (aluno, professor, etc).

Os dados cadastrais obrigatórios que devem ser preenchidos ao inserir nova pessoa são: (quando não há cadastro algum)

  • Nome
  • CPF para brasileiros ou Passaporte/local do passaporte para Estrangeiros
  • Nome da Mãe
  • Data de Nascimento
  • Sexo
  • Matrícula SIAPE (quando servidor)


Os servidores novos terão seus dados importados da arquivo FITA ESPELHO do SIAPE, realizado no final de cada mês. Portanto, serão atualizados neste processo de importação. O CPF ou Passaporte são os documentos identificadores para relacionar os dados dos servidores, portanto, são obrigatórios de acordo com as regras descritas acima.


Selecionar Pessoa

Os dados cadastrais armazenados são mostrados e podem estar incorretos. É importante que , pelo menos, os dados obrigatórios abaixo sejam atualizados:

  • Nome
  • CPF
  • Nome da Mãe
  • Data de Nascimento


É importante esclarecer que os dados cadastrados no SIAPE ainda não estão integrados com o cadastro de pessoa, mas logo estarão e ambos devem ser consistentes. No momento, somente os dados obrigatórios são utilizados para garantir que se trata da mesma pessoa.


Navegação
Ferramentas Pessoais