Glossário do sistema acadêmico

Aluno com Risco de Jubilamento

Estudante para o qual falta um período letivo para atingir o prazo máximo para conclusão de seu curso. (RODP 84/2019- Art.52)



Aluno em Processo de Jubilamento

Estudante que não concluiu o curso até o último semestre previsto como prazo máximo para conclusão de curso. (RODP 84/2019 - Art. 54)



Aluno PcD (Pessoa com Deficiência)

Aluno que entrou na matricula de calouros por cotas para candidatos com deficiência ou indicado no cadastro de pcd pelo NUAPE.



Cancelamento de Matrícula em unidades curriculares

É a interrupção parcial das atividades acadêmicas (somente em unidade(s) curricular(es) específica(s)) a pedido do estudante. (RODP 84/2019 - art 50)



Dependência

Unidade curricular na matriz curricular do curso, na qual o estudante tenha reprovado ou que não tenha cursado até o período imediatamente anterior ao que se encontra sem aprovação. (RODP 84/2019 Art.19)



Desligamento

A cessação total dos vínculos do estudante com o curso. (RODP 84/2019 Art.56)



Disciplinas faltantes

Correspondem às disciplinas da matriz do aluno que ainda não foram aprovadas, cursadas ou não.



Estudantes SPO (sem presença obrigatória)

Entende-se por estudantes que podem cursar unidades curriculares sem presença obrigatória aqueles que tenham sido reprovados na unidade curricular com nota final igual ou superior a 4,0 (quatro) e com frequência/participação mínima de 75% (setenta e cinco por cento). RODP 84/2019 - art 22. § 1º



Jubilamento

É o desligamento compulsório do estudante que não tenha concluído seu curso dentro do prazo máximo estabelecido em função da duração do curso. (RODP 84/2019 Art.51)



Modalidade de Oferta das Unidades Curriculares

As unidades curriculares poderão ser ofertadas nas modalidades:

* Presencial: tanto o professor como os estudantes compartilham o mesmo ambiente físico de maneira síncrona.

* Semipresencial: as aulas são distribuídas entre aulas presenciais e não presenciais, de acordo com a legislação vigente. Parte de sua carga horária prevista para ser desenvolvida deve ser necessariamente mediada por tecnologias de informação e comunicação, podendo ocorrer de maneira síncrona ou assíncrona, e sem o compartilhamento do mesmo ambiente físico entre docente e discente.

* Não presencial: as aulas são necessariamente mediadas por tecnologias de informação e comunicação, podendo ocorrer de maneira síncrona ou assíncrona, sem o compartilhamento do mesmo ambiente físico entre professor e estudantes, mas as avaliações como provas escritas, seminários, ou semelhantes são realizadas presencialmente



Trancamento de Matrícula no curso

Interrupção total das atividades escolares a pedido do estudante. (RODP 84/2019 - art. 49)



Turma

Concentra um grupo de alunos de um ou mais cursos, que irão cursar uma determinada disciplina em um período letivo. Possui um diário de classe com frequência e desempenho, conforme o tipo de avaliação exigido para a disciplina (nota/conceito, frequência ou nota e frequência), e um ou mais professores responsáveis. Pode ser vinculada a qualquer nível de ensino. Podem ser de 5 tipos:

  1. Turma Regular: será usada para as disciplinas da matriz de um curso regularmente ofertadas, tantas quantas forem necessárias para atender a demanda. Possui horário definido e implica na atribuição da carga horária da turma para o professor vinculado.
  2. Turma Especial: será usada para atender uma demanda específica, durante o período letivo normal. Tem horário definido, aparece no horário do professor e possui diário de classe com frequência e desempenho, conforme o tipo de avaliação exigido para a disciplina.
  3. Turma Especial em Regime Intensivo: será usada para atender uma demanda específica em um período reduzido em relação a um período letivo normal, como por exemplo, período de férias letivas. Pode ter horário definido ou não. Caso tenha, implica na atribuição da carga horária da turma para o professor vinculado.
  4. Turma Sem horário: será usado para disciplinas como Atividades Complementares, Estágios e disciplinas que se referem a trabalhos de conclusão dos cursos (como Trabalho de Diplomação, Projeto Final ou Trabalho de Conclusão de Curso) ou outras disciplinas que tenham controle diferenciado. Para a pós-graduação lato sensu, este tipo de turma pode contemplar disciplinas especiais como Tese, Dissertação, entre outras. Não possui horário definido e não contabiliza a carga horária semanal da turma no horário do professor.
  5. Turma Especial sem Presença Obrigatória: para os cursos de Graduação, será uma turma sem horário, usada para disciplinas definidas pelo colegiado do curso para atender alunos que tenham sido reprovados na disciplina com Nota Final igual ou superior a 4,0 (quatro) e com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento). As informações relativas ao atendimento e atividades da turma do tipo “Especial sem presença obrigatória”, deverão ser divulgadas na Instrução de Matrícula. A turma possui diário de classe, porém não ocorre registro de falta diária para o aluno.
  6. Turma Semipresencial: contempla aulas presenciais e a à distância, onde somente a carga horária presencial é contabilizada no horário do professor. Para o aluno, a carga horária semanal inclui tanto as aulas presenciais como as aulas a distância. É necessário uma forma de registro das aulas à distância como permanência no horário do professor.


Na abertura de turma de uma disciplina deverá ser estabelecido o tipo de prioridade para efeito de preenchimento de turma. a turma pode ser ofertada com os tipos de prioridade:

  • Sem reserva: é uma turma disponível para todos os cursos que tenham a disciplina na matriz, sem indicação de prioridade e que prioriza, no preenchimento das vagas, o coeficiente de rendimento do aluno.
  • Aberta: é uma turma disponível para todos os cursos que tenham a disciplina na matriz e que prioriza, no preenchimento das vagas, os alunos dos cursos indicados na ordem de prioridade e coeficiente de rendimento.
  • Fechada: é uma turma disponível apenas para os alunos dos cursos que tenham a disciplina na matriz, e que prioriza, no preenchimento das vagas, os alunos dos cursos indicados na ordem de prioridade e coeficiente de rendimento.


Nota: Nas turmas do tipo “Aberta” e “Fechada”, poderão ser indicados mais de um curso em nível de prioridade igual ou diferente.




Turmas Especiais - Regime intensivo

Ofertada com um mínimo de 5 (cinco) aulas diárias alocadas em cinco dias da semana. (RODP 84/2019 - art40)



Turmas Especiais - De Férias

Ofertadas em períodos não coincidente com o período letivo regular da UTFPR , sempre que esse período for igual ou maior que 60 dias (RODP 84/2019 - art 40)



Unidade curricular obrigatória

Unidades curriculares, ou seja, disciplinas, que fazem parte da matriz curricular do curso em que o aluno está matriculado e que devem ser cursadas pelo estudante para a integralização do seu curso. (RODP 84/2019 - art3)



Unidade curricular optativa

Unidades curriculares que fazem parte da matriz curricular do curso, das quais o estudante deve cumprir uma determinada carga horária prevista, obrigatoriamente, no PPC (RODP 84/2019 - art3.)



Unidade curricular eletiva

Unidade curricular que o estudante, à sua escolha, pode realizar em outro curso de graduação ou pós-graduação da UTFPR ou externa, mediante prévia aprovação pela coordenação do curso. As cargas horárias serão consideradas na integralização doa carga horária do curso. A carga horária destinada às unidades curriculares eletivas, quando houver, consta do PPC do curso do aluno.(RODP 84/2019 - art3.)



Unidade curricular de enriquecimento

Unidade curricular que não pertence à matriz curricular do curso do estudante e não possui unidade curricular equivalente nesta matriz. (RODP 84/2019 - art28)




Navegação
Ferramentas Pessoais